Embora eu não seja nenhum especialista em SEO, sei que alguns "gurus" por aí recomendam usar uma estrutura de permalinks mais simples do que o tradicional formato que inclui ano, mês e dia na URL dos posts (tratando-se ou não de WordPress). Particularmente eu gosto de inserir um .html no final das URLs dos posts, mas o sugerido é que seja apenas o slug do post mesmo.

No WordPress é simples de mudar isso, é só alterar a configuração dos permalinks e pronto.

Entretanto, os posts antigos que já tiverem sido referenciados em outros sites, ou que já façam parte do índice dos buscadores, em vez de abrirem normalmente para os novos visitantes vão apresentar apenas uma página de erro (conteúdo não encontrado).

Para resolver isso é necessário fazer um pequeno truque no .htaccess ou na configuração do Nginx, de forma a redirecionar os posts da URL antiga para a nova.

Suponhamos que tenhamos um blog chamado exemplo.com e que nele haja um post com a seguinte URL:

exemplo.com/2015/08/01/como-mudar-permalink

Com a remoção das partículas de ano, mês e dia a URL vira:

exemplo.com/como-mudar-permalink

Observando a primeira URL podemos inferir uma ER (Expressão Regular) que a descreve:

^/([0-9]{4})/([0-9]{2})/([0-9]{2})/(.*)$

Das quatro partes da URL original, a única que nos importa para fazer o redirecionamento é a quarta e última. Assim, a regra completa de rewrite do Nginx é:

location ~ "^/([0-9]{4})/([0-9]{2})/([0-9]{2})/(.*)$" {  
 rewrite "^/([0-9]{4})/([0-9]{2})/([0-9]{2})/(.*)$" http://exemplo.com/$4 permanent;
}

Caso você use Apache pode obter o mesmo efeito de maneira ainda mais simples, usando uma diretiva RedirectMatch no seu .htaccess:

RedirectMatch 301 /\d{4}/\d{2}/\d{2}/(.*) http://exemplo.com/$1  

Para quem está menos acostumado com as diferenças entre o Apache e o Nginx, vale salientar que este requer que a ER esteja envolta em aspas para ser interpretada corretamente, e cada partícula gera uma variável diferente ($1, $2, $3, $4). Já no caso do Apache apenas o .* é considerado variável, por isso a regra dele utiliza $1 como slug do post.