No meu trabalho do dia a dia, na PortoFácil Hospedagem de Sites, não é raro que eu encontre problemas nos sites de clientes causados pelo "tema" que usam em seus WordPress.

Dentre os problemas mais recorrentes estão as dificuldades relativas a cache: ora aparece a versão mobile para os clientes de desktop, ora o inverso. Isso quando o cache não fica totalmente comprometido porque a versão mobile normalmente não tem cache nenhum, e já não é mais segredo para ninguém que as pessoas estão usando muito mais dispositivos de mão para acessar a Web do que usando computadores.

"Essa coisa de layout responsivo é modinha!"

Um dos grandes erros que alguém que considere sério o trabalho que faz em seus blogs é desconsiderar a importância do layout responsivo.

Se for para ter um layout não-responsivo em seu site, faça então apenas o layout para dispositivos móveis, e esqueça do desktop.

Mas jamais pense que poderá haver um recuo no uso de dispositivos móveis para acesso à Web. É mais fácil a própria Web deixar de existir do que voltar a ser dominada por dispositivos de mesa.

Vantagens do layout responsivo

O layout responsivo tem muitas vantagens quando bem executado, e vou citar aqui as principais.

Manutenção do Código

Quando você tem um layout responsivo você acaba tendo o mesmo código para qualquer versão do site, reduzindo a mão de obra necessária para qualquer alteração ou modificação

Um Único Conteúdo por URL

Existe uma máxima do SEO que diz que jamais se deve entregar um conteúdo para o buscador (o "bot") e outro para o visitante.

Acontece que quando você não usa um layout responsivo, usando um tema alternativo para os visitantes de dispositivos móveis, é exatamente isso que está fazendo: entregando conteúdos distintos para o bot e para o visitante.

Já com o uso de layout responsivo este pecado deixa de ser cometido, pois o código (e o conteúdo por conseguinte) entregue a qualquer visitante será sempre o mesmo para uma mesma URL.

Otimização de Recursos de Servidor

Como já falei acima, uma das maiores vantagens do layout responsivo é que não há invalidação de cache por causa do dispositivo que efetua a visita no site.

Isso implica menos recursos de processamento sendo gastos para exibir uma página, logo um servidor mais barato pode dar conta de mais audiência, logo isso representa lucro no fim das contas.

Layout Responsivo Não Custa Mais Caro

Se você não tem dinheiro para pagar pelo desenvolvimento de um layout responsivo para seu site, não pague!

Existem toneladas de layouts responsivos disponíveis gratuitamente na Internet. Vá lá, baixe um que seja do seu agrado e use.

Se tiver dinheiro para pagar um layout não-responsivo, use-o para contratar alguém para adaptar elementos visuais e deixar o resultado final mais parecido com o seu gosto.

Se com tudo isso você ainda se recusar a ter um layout responsivo no seu site, então o diagnóstico é um só: você é uma pessoa burra.